segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Novos planetas fora do Sistema Solar

O telescópio americano Kepler, da Nasa, agência espacial americana, descobriu cinco exoplanetas, planetas que se localizam fora do Sistema Solar, todos muito quentes para acolher uma forma de vida como concebemos na Terra, anunciaram nesta segunda-feira responsáveis da missão. A sonda foi lançada em março de 2009 com o objetivo de descobrir exoplanetas. A imagem a seguir mostra a comparação dos cinco exoplanetas com os planetas Terra e Júpiter.
planetas Kepler
© NASA
"Estas observações permitem compreender melhor como se formam e evoluem os sistemas planetários a partir dos discos de gás e poeira cósmica para o nascimento das estrelas e de seus planetas", disse William Borucki, do centro de pesquisa Ames, da Nasa, responsável pela equipe científica do Kepler.
"Estas descobertas mostram ainda que os instrumentos funcionam bem e que o Kepler poderá cumprir com seus objetivos", destacou Borucki, por ocasião do 215º congresso da Sociedade de Astronomia americana (AAS), em Washington.
A missão Klepler observará uma região do céu por anos para achar astros habitáveis perto de estrelas localizadas até 3.000 anos-luz do Sol.
Fonte: AFP

4 comentários:

  1. ANÔNIMO COMO É QUE VOCÉ CONSEGUIO DESCOBRIR ESTÉS NOVOS PLANETAS

    ResponderExcluir
  2. esse planeta "xena" tem auguma lua?

    ResponderExcluir
  3. O planeta anão Xena, conhecido oficialmente como 136199 Eris, está localizado nos confins do Sistema Solar, e possui uma lua. Porém, o texto investiga os novos planetas fora do Sistema Solar.

    ResponderExcluir
  4. eu acho que ha só uma lua no sistema solar e no planeta xena nao

    ResponderExcluir