terça-feira, 30 de março de 2010

A "estrela da morte" de Saturno

A sonda espacial Cassini, da Nasa, agência espacial americana, captou imagens em alta resolução de Mimas, a lua gelada de Saturno, que indicam padrões surpreendentes sobre a superfície do satélite. Mimas foi batizada pelos astrônomos de "Estrela da Morte", nave da saga 'Star Wars' que também possui uma espécie de grande cratera.
mimas
© NASA (Mimas)
Segundo os cientistas da Nasa, em vez das temperaturas variarem suavemente, este lado de Mimas é dividido em uma parte quente (à esquerda) e uma parte fria (à direita). As temperaturas mais altas (em amarelo) são esperadas para ocorrer depois do meio-dia, no início da tarde.
cratera Herschel em Mimas
© NASA (cratera Herschel em Mimas)
A cratera fotografada pela sonda espacial Cassini é uma depressão gigante com 130 km de diâmetro por 9 de profundidade, o que corresponde a um terço do diâmetro de Mimas, que é de 397,2 km. A Cassini detectou sutis variações de cores no interior e ao redor do terreno da cratera, apesar da origem dessas diferenças ainda não ter sido identificada. Os cientistas acreditam que variações na composição química entre os dois terrenos causam o efeito na superfície. A cor natural de Mimas, visível ao olho humano, é cinza ou amarelada.
Os dados foram obtidos pela sonda Cassini em 13 de fevereiro de 2010, quando a Cassini chegou a uma distância de apenas 10 mil km de Mimas. O satélite assim foi batizado em homenagem ao astrônomo William Herschel, que o descobriu em 18 de junho de 1789. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e Agência Espacial Italiana.
Fonte: NASA

Um comentário: