segunda-feira, 10 de maio de 2010

Telescópios detectam estrela em fuga

Uma estrela recém-flagrada está fugindo da nebulosa 30 Doradus, zunindo rumo ao espaço a 400 mil quilômetros por hora, velocidade que levaria um ser humano à Lua e de volta à Terra em duas horas.
A descoberta foi feita por astrônomos liderados por Chris Evans, do Observatório Real de Edimburgo (Reino Unido), usando três telescópios, entre eles o Hubble. O grupo calcula que a estrela já esteja a 375 anos-luz (distância que a luz percorre em um ano, viajando a 300 mil quilômetros por segundo) de seu local, um aglomerado estelar chamado R136.
nebulosa de doradus
© ESA/NASA (nebulosa de Doradus)
Há duas maneiras de provocar a fuga de uma estrela. Ela pode encontrar duas irmãs mais maciças em um aglomerado denso e ser arremessada para fora. Ou pode ser expulsa pela explosão de uma supernova, se fizer parte de um sistema binário.
A estrela flagrada pelos britânicos provavelmente pertence à primeira categoria. "Supõe-se que o aglomerado R136 seja jovem o suficiente para que suas estrelas mais maciças ainda não tenham explodido como supernovas", diz Danny Lennon, do Space Telecope Institute.
Fonte: Astrophysical Journal Letters

Nenhum comentário:

Postar um comentário