quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estrela gigante é abatecida por uma menor

A administração do telescópio Chandra divulgou uma imagem do sistema binário de estrelas CH Cyg, que fica a 800 anos-luz da Terra e no qual uma anã branca é abastecida pelos ventos de uma gigante vermelha.
estrelas ch cyg
© Chandra/Hubble/VLA (sistema binário CH Cyg)
O vento na verdade é formado por partículas emanadas pela gigante vermelha. Essas partículas se acumulam e formam um disco antes de chegarem ao astro menor. Segundo os cientistas, o telescópio registrou um poderoso jato emanado pela estrela maior a uma velocidade de aproximadamente 4,8 milhões de km/h.
Os astrônomos afirmam que é a primeira vez que um jato desses é visto em raio-X tão detalhadamente nesse sistema, podendo, inclusive, ser distinguida a direção na qual gira o disco criado pelo vento da estrela.
Ainda de acordo com os cientistas, a extensão do jato chega a 750 unidades astronômicas (ou seja, 750 vezes a distância da Terra ao Sol, ou 20 vezes a da nossa estrela a Plutão). Os astrônomos acreditam que a qualidade da observação pode fazer com que ela seja utilizada como modelo para estudar a formação e propagação de jatos de partículas em sistemas estelares muito mais complexos e distantes que o nosso.
Fonte: Observatório Chandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário