sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Observação do cometa Hartley 2

O cometa Hartley 2 pode ser visto no Brasil  com uso de binóculos ou de telescópios domésticos. Fora dos centros urbanos, longe da iluminação artificial a observação poderá ser feita a olho nu dependendo das condições climáticas.
cometa Hartley 2
© NASA (cometa Hartley 2)
A imagem acima do cometa Hartley 2 foi feita pelo telescópio de Faulkes North, no Havaí no dia 13 de outubro de 2010.
O Hartley 2, um pequeno cometa e com aparência semelhante a uma estrela fraca, está a 18 milhões de quilômetros da Terra.
Também conhecido como 103P/Hartley, o cometa foi descoberto em 1986 pelo astrônomo australiano Malcolm Hartley. O cometa é um corpo celeste muito ativo com 1,2 km de diâmetro e orbita ao redor do Sol a cada 6,5 anos.
Pela sua localização, o Hartley 2 é mais visível em países do hemisfério Norte. Ele também é semelhante a uma estrela fraca e sua observação é difícil. E, por fim, nesta sexta-feira começa a fase da lua cheia, o que dificultará a visualização do objeto.
A NASA em seu site informa que está monitorando o Hartley 2, uma vez que no dia 4 de novembro a sonda Epoxi vai passar próximo ao cometa para fotografá-lo.
O dia mais propício para ver o cometa é na próxima quinta-feira (28/09), por volta da meia-noite, quando estará mais próximo do Sol e seu corpo celestre alcançará seu brilho máximo. Nesta ocasião estará na constelação de Gêmeos.
Acesse o Blog Cometas para mais detalhes.
Fonte: Cosmo Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário