domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse total da Lua no início do verão

Na madrugada do dia 21 ocorrerá mais um eclipse total da Lua, quando a sombra da Terra será projetada totalmente sobre o corpo lunar.
eclipse total da Lua
© Cosmo Novas (eclipse total da Lua)
Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra. Além do eclipse, o dia será marcado pela chegada do verão no hemisfério sul.
diagrama do eclipse lunar
© Fred Espanak/NASA e Cosmo Novas (diagrama do eclipse lunar)
No Brasil, apenas parte do fenômeno poderá ser visto. O eclipse terá início às 03h29 (horário de Brasília) e finalizará às 09h04. A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 4h32 de terça-feira. A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar, voltará a ser eclipse parcial às 8h01 e recuperará depois a plena luminosidade. No entanto, em grande parte do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a Lua cheia se põe por volta das 05h30, interrompendo a observação do fenômeno. Nessas localidades o fenômeno será parcial e a totalidade do eclipse só poderá ser vista durante alguns minutos.
Os melhores lugares para se observar o evento são aqueles localizados no extremo oeste do país, principalmente nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. O eclipse perde sua exuberância à medida que nos afastamos em direção ao oceano Atlântico.
As condições atmosféricas determinam a cor da Lua no momento do eclipse, e esta pode se apresentar alaranjada, avermelhalada e até marrom escuro. Partículas em suspensão geradas por erupções vulcânicas contribuem para avermelhar ainda mais o satélite durante o evento.
Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para estes é recomendado usar óculos especiais ou realizar observação indireta.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4/1/2011. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.
Fonte: Cosmo Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário