quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Descoberto buraco negro em galáxia anã

Um buraco negro foi identificado por astrônomos americanos com um milhão de vezes a massa do Sol, em uma jovem galáxia anã próxima. Esta descoberta que pode ajudar a entender melhor a origem do Universo.
galáxia Henize 2-10
© Chandra (galáxia Henize 2-10)
O anúncio, realizado pela Sociedade Americana de Astronomia, destaca que a descoberta em uma galáxia anã é pouco comum e leva a pensar que os buracos negros se formam antes que as galáxias.
"Isto parece confirmar a hipótese segundo a qual os buracos negros precederiam a formação do coração galáctico", destaca Amy Reines, astrofísica da Universidade de Virgínia.
A da galáxia que contém o buraco negro, chamada Henize 2-10, está a 30 milhões de anos luz da Terra. No centro da maioria das grandes galáxias, como a Via Láctea, há buracos negros com centenas de milhões de vezes a massa do Sol.
No Universo há uma relação constante entre a massa da galáxia e o buraco negro que ela aloja. Há dois anos, uma equipe internacional de astrônomos descobriu que os buracos negros das galáxias jovens têm uma massa maior.
Segundo Amy Reines, isto indica que os buracos negros se formam antes que as galáxias que os cercam, o que Henize 2-10 parece confirmar.
Fonte: Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário