quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mapa em cores do Universo

O centro de pesquisa digital do céu SDSS-III (Sloan Digital Sky Survey) divulgou o mapa em cores do Universo mais completo até o momento. A seguir as imagens dos hemsférios galácticos norte e sul.
hemisfério galáctico norte
© SDSS (hemisfério galáctico norte)
hemisfério galáctico sul
© SDSS (hemisfério galáctico sul)
O mapa, feito desde 1998, reúne milhões de imagens de 2.8 megapixels, resultando em uma imagem final de mais de um trilhão de pixels. A imagem é tão grande e detalhada que seriam necessárias 500 mil TVs de alta definição para conseguir vê-la na totalidade de sua definição.
Essa nova imagem possibilita a visão mais abrangente do céu já realizada. Os dados do SDSS-III já foram usados para descobrir cerca de meio bilhão de objetos astronômicos, incluindo asteroides, estrelas e galáxias. Os mais recentes e mais precisos posicionamentos, cores e formatos desses objetos também foram divulgados. Os dados agora liberados ao público contêm imagens de 14.555 graus quadrados do céu (ou mais que um terço de toda a esfera celeste) e espectros de mais de 800 mil galáxias, 100 mil quasares e 500 mil estrelas para análise científica.
A imagem começou a ser realizada em 1998, com o que era então a maior câmera digital existente (de 138 megapixels). Durante a última década, os pesquisadores fizeram registros de um terço do céu usando essa câmera, que foi aposentada e fará parte da coleção do museu Smithsonian.
Fonte: Sloan Digital Sky Survey

Nenhum comentário:

Postar um comentário