quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Descobertos 6 planetas que orbitam estrela similar ao Sol

A NASA anunciou o descobrimento de seis pequenos planetas que orbitam ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, graças aos dados do telescópio espacial Kepler.
ilustração da estrela Kepler-11 e os seis planetas
© NASA (ilustração da estrela Kepler-11 e os seis planetas)
Os planetas são formados por uma mistura de rochas e gases, possivelmente incluindo água. O sistema planetário está distante 2 mil anos-luz da Terra.
Os planetas orbitam dentro de um sistema denominado Kepler-11, e que chamou a atenção dos cientistas por estar composto por um elevado número de planetas, de pequenas dimensões e muito próximos uns dos outros. Todos os planetas que orbitam a estrela são maiores que a Terra, com os maiores podendo ser comparados a Urano e Netuno.
A descoberta é importante porque poucas são as estrelas conhecidas que têm mais de um planeta circulando ao seu redor, e Kepler-11 é a primeira descoberta a ter mais de três. Há certamente muito menos do que 1% de estrelas que têm sistemas como o Kepler-11. Estes planetas precisam ainda de acompanhamento para verificar se existem realmente.
Os cinco planetas mais interiores do novo sistema planetário são mais próximos de Kepler-11 do que qualquer planeta do Sistema Solar é do Sol. Os cinco primeiros têm órbitas que variam entre 10 e 47 dias, com massas de 2,3 a 13,5 vezes maiores que a Terra, enquanto o mais afastado completa sua órbita em 118 dias, mas ainda não teve a massa definida. A imagem a seguir mostra o tamanho relativo à Terra dos planetas Keplerianos em função do período orbital.
tamanho relativo em função do período orbital
© NASA (tamanho relativo em função do período orbital)
O telescópio Kepler da NASA, lançado em março de 2009, está medindo a luz de 100 mil estrelas nas constelações Cisne e Lira. A esperança é encontrar planetas com tamanho e composição semelhantes às da Terra, dentro da chamada zona habitável, quente o suficiente para que exista água líquida, mas não quente demais para abrigar vida.
Desde o início da missão Kepler, foram descobertos 68 candidatos a planetas do tamanho da Terra e 288 maiores que o nosso planeta. Outros 662 planetas descobertos têm o tamanho de Netuno, 165 são comparáveis a Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Outros 19 são maiores que qualquer planeta do nosso sistema.
Com os dados do Kepler, astrônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz (UCSC) analisaram a dinâmica orbital deste sistema planetário, cujos resultados serão publicados na edição de fevereiro da revista científica Nature. A imagem a seguir mostra o tamanho dos planetas Keplerianos comparados com a Terra e Júpiter.
planetas Keplerianos comparados com a Terra e Júpiter
© NASA (planetas Keplerianos comparados com a Terra e Júpiter)
Para determinar o tamanho e as massas dos planetas, a equipe analisou as medições realizadas pelo observatório Kepler, que captou a luminosidade em transformação da estrela por volta da qual os planetas giram quando passam em frente a ela.
O fotômetro sensível do telescópio capta este momento em que se interrompe o brilho da estrela. Com as imagens, é possível conhecer o tamanho e a massa de cada planeta medindo seu raio. "Isso não só é um sistema planetário surpreendente, mas também valida um novo e poderoso método para medir as massas dos planetas", assinalou Daniel Fabrycky da UCSC, que dirigiu a análise da dinâmica orbital junto a Jack Lissauer, cientistas da NASA.
Fonte: NASA

Um comentário:

  1. nossa entao jupiter é o maior planeta??????....plutao é o menor??!!!

    ResponderExcluir