sexta-feira, 25 de março de 2011

Ondas de rádio emitidas por Saturno

Duas ocorrências relacionadas a ondas de rádio que são emitidas por Saturno e registradas pela sonda Cassini estão intrigando os astrônomos da NASA.
aurora no polo sul de Saturno
© NASA (aurora no polo sul de Saturno)
Eles descobriram que os sinais emitidos pelo hemisfério norte e sul, que a princípio se acreditava serem controlados pela rotação do planeta, são diferentes; conhecidos como radiação quilométrica de Saturno, os sons não são captados pelo ouvido humano, mas foram convertidos pela Cassini.
Quando a nave Voyage visitou o planeta no início de 1980, as emissões indicaram que a duração de um dia seria de 10,66 horas. Mais tarde, a sonda Ulysses e Cassini indicaram que as pulsações variavam de segundos até minutos.
Nessa última sondagem, o período de pulsações no norte do planeta foram equivalentes a 10,6 horas. O sul apresentou um pouco mais, 10,8 horas.
Com essa descoberta, é possível que haja a necessidade de refazer o cálculo de quanto dura um dia em Saturno.
Outra novidade é que os cientistas descobriram que as variações apresentadas pelos sinais também mudam drasticamente ao longo do tempo.
Eles acreditam que as diferenças nos períodos das ondas de rádio não têm a ver com os hemisférios e a rotação, mas aparentemente com a estação do ano, a interferência de ventos que circulam em altitude elevada nos dois hemisférios de Saturno e o impacto do campo magnético que cobre todo o planeta.
auroras em Saturno 
© NASA (auroras em Saturno)
Um outro estudo, com informações fornecidas pelo telescópio espacial Hubble, mostrou que o campo magnético de Saturno variou com as auroras do norte e do sul e as emissões de ondas de rádio.
"A chuva de elétrons na atmosfera, que produz as auroras, também produz as emissões de rádio e afeta o campo magnético de Saturno. Os cientistas acreditam que todas essas variações que vemos estão relacionadas às mudanças do Sol e suas influências sobre o planeta", diz Stanley Cowley, da Universidade de Leicester.
Fonte: Space

4 comentários:

  1. po sera que anasa consegui ir a saturno ?

    ResponderExcluir
  2. VOCÊS GASTAM BILHÕES NESSES EVENTOS, QUANDO DEVERIAM INVESTIR NA MELHORIA DO SER HUMANO NA FACE DA TERRA; É NA TERRA QUE SE VIVE, DEUS DEIXOU O HOMEM NA TERRA. QUEREM CONQUISTAR OUTROS PLANETAS, ENQUANTO QUE ALGUNS SEGMENTOS ESTÃO DESTRUINDO A TERRA: CONSTROEM ARMAS QUÍMICAS, NUCLEARES, DESTROEM O MEIO EM QUE VIVEM, GENTE MORRENDO DE FOME, CRIANÇAS COMENDO ATÉ BARRO (TERRA). NADA DISSO COMOVE O CORAÇÃO DE VOCÊS? COMO QUEREM CONQUISTAR OUTROS PLANETAS, ENQUANTO DESTROEM O PRÓPRIO PLANETA EM QUE VIVEM? ISSO NÃO VAI LEVAR A NADA. JESUS ESTÁ VOLTANDO; O SER HUMANO, COM TODA SUA INTELIGÊNCIA, SERÁ EXTINDO, BANIDO DA FACE DA TERRA. E AÍ, PRA ONDE VAI A TUA ALMA?

    ResponderExcluir
  3. A ciência geralmente propicia o desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano, por exemplo: a cura de doenças. A tecnologia deve ser aliada da humanidade, e não uma arma de destruição. Quem destrói a Terra, não são os cientistas, e sim a influência de governos, devido a discriminação dos povos pelo domínio de um território que poderia ser de todos, com paz e igualdade de direitos. A minha alma estará em lugar seguro, pois reprimo com veemência políticos e cientistas corruptos. Para que serve a inteligência do homem?

    ResponderExcluir
  4. Matérias relacionadas a outros planetas, detalhando com supostas formulas do achismo, não interessam em nada ao ser humano. O dinheiro foi aplicada para nada em beneficio do ser humano. O ser racional feito por Deus é para viver é na face da Terra sua habitação ideal. É para cuidar dela (Terra), mas fizeram ao contrário, estão destruindo, até quando? Jesus virá e também destruirá esses pretensiosos, e dará o seu reino de governo da terra aos que creram NELE. Sua morte não foi em vão. Haverá petição de contas a cada um.

    ResponderExcluir