quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um anel verde forjado por estrelas massivas

A nebulosa RCW 120 brilha na cor esmeralda foi observada pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA é uma reminiscência do anel brilhante esculpidos pela poderosa luz emitida pelas estrelas do tipo “O”, o tipo de estrela mais massivo que se conhece.
RCW 120
© NASA/Spitzer (RCW 120)
Essa nebulosa é uma região de gás quente e de poeira brilhante que pode ser encontrada nas nuvens que se localizam na cauda da constelação Scorpius (O Escorpião). O anel de poeira na verdade está brilhando nas cores infravermelhas que nossos olhos não podem ver, mas que acendem quando os detectores infravermelhos do Spitzer são apontados para essa região. No centro desse anel existe um par de estrelas gigantes que com sua extrema luz ultravioleta cavou a bolha, apesar de quando observadas em infravermelho pareçam se misturar com outros astros.
O Spitzer descobriu que essas bolhas são comuns e que podem ser encontradas ao redor de estrelas do tipo “O” através da Via Láctea. Os pequenos objetos na parte inferior direita da imagem podem ser regiões similares só que muito mais distantes para serem vistas em detalhe.
Anéis como esse são tão comuns nas observações feitas pelo Spitzer que os astrônomos têm pedido a ajuda do público para achá-los e catalogá-los.
Qualquer cientista colaborador interessado em participar da pesquisa pode visitar o The Milk Way Project do grande projeto Zooniverse, no site: http://www.milkywayproject.org/.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário