quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Galáxias distantes na era da reonização

Uma equipe internacional de astrônomos utilizou o VLT como uma máquina do tempo e observou no Universo primordial várias das galáxias mais distantes já detectadas.

ilustração de galáxias no fim da era da reionização

© ESO (ilustração de galáxias no fim da era da reionização)

A equipe conseguiu medir distâncias de forma precisa e descobriu que estamos vendo estas galáxias tal como eram entre 780 milhões a 1 bilhão de anos depois do Big Bang. A galáxia mais distante de que temos conhecimento, com uma distância calculada por espectroscopia, possui um desvio para o vermelho, z, de 8.6, o que a coloca a 600 milhões de anos depois do Big Bang. Há uma galáxia que se pensa ter um desvio para o vermelho de cerca de 10 (480 milhões de anos depois do Big Bang) identificada pelo Telescópio Espacial Hubble, mas espera-se ainda confirmação deste resultado. A galáxia mais distante do estudo aqui apresentado tem um desvio para o vermelho de 7.1, encontrando-se por isso a 780 milhões de anos depois do Big Bang. O Universo tem hoje 13,7 bilhões de anos de idade.

As novas observações permitiram aos astrônomos estabelecer pela primeira vez uma linha cronológica para o que é conhecido como a Era da Reionização. Quando as primeiras estrelas e galáxias se formaram, o Universo encontrava-se cheio de hidrogênio gasoso eletricamente neutro, elemento que absorve radiação ultravioleta. À medida que a radiação ultravioleta emitida por estas galáxias primordiais excitava o gás, tornando-o eletricamente carregado (ionizado), o Universo ia ficando cada vez mais transparente à radiação ultravioleta. Durante esta fase o nevoeiro de hidrogênio gasoso estava desaparecendo, permitindo que a radiação ultravioleta atravessasse o Universo pela primeira vez sem ser impedida.

Os novos resultados que serão publicados na revista especializada Astrophysical Journal resultaram de uma procura longa e sistemática de galáxias distantes que a equipe executou ao longo dos últimos três anos.

“Os arqueólogos conseguem reconstruir uma linha cronológica do passado a partir dos artefatos que encontram em diferentes camadas no solo. Os astrônomos podem fazer melhor: podem olhar diretamente para o passado distante e observar a radiação tênue de diferentes galáxias em diferentes estados da evolução cósmica,” explica Adriano Fontana, do Observatório Astronômico de Roma, INAF, que liderou este projeto. “As diferenças entre as galáxias informam-nos sobre as condições do Universo em plena transformação durante este importante período de tempo e da rapidez com que estas mudanças ocorriam.”

Os diferentes elementos químicos brilham de modo intenso para determinadas cores. Estes picos de brilho são as chamadas linhas de emissão. Uma das mais intensas linhas de emissão no ultravioleta é a linha de Lyman-alfa, emitida pelo hidrogênio. É brilhante e facilmente reconhecível, de modo que pode ser facilmente detectada mesmo em observações de galáxias muito tênues e distantes.

Ao encontrar a linha de Lyman-alfa em cinco galáxias longínquas a equipe conseguiu descobrir dois aspectos muito importantes: primeiro, ao observar de quanto é que a linha estava deslocada para o vermelho no espectro, a equipe pôde determinar a distância às galáxias e consequentemente quão próximo depois do Big Bang estavam sendo observadas. Este fato levou-os a colocar as galáxias por ordem, criando assim uma linha cronológica que mostra como é que a luz das galáxias evoluiu no tempo. Segundo, conseguiram determinar até que ponto a emissão de Lyman-alfa - vinda do hidrogênio brilhante que se encontra no interior das galáxias - é reabsorvida pelo nevoeiro de hidrogênio neutro no espaço intergalático em diferentes alturas no tempo.

“Observamos uma enorme diferença na quantidade de radiação ultravioleta que é reabsorvida entre as mais antigas e as mais recentes galáxias da nossa amostra,” diz a autora principal do artigo científico Laura Pentericci, do Observatório Astronómico de Roma, INAF. “Quando o Universo tinha apenas 780 milhões de anos o hidrogênio neutro era muito abundante, enchendo cerca de 10 a 50% de todo o volume do Universo. Mas apenas 200 milhões de anos mais tarde a quantidade de hidrogênio neutro tinha já diminuído para um nível muito baixo, semelhante ao que observamos hoje. Pensamos por isso que a reionização deve ter ocorrido muito mais rapidamente do que os astrônomos pensavam.”

Além de sondar a taxa à qual o nevoeiro primordial desapareceu, as observações da equipe sugerem também a fonte provável de radiação ultravioleta, a qual forneceu a energia necessária à ocorrência da reionização. Existem várias teorias que competem entre si sobre a origem desta radiação - duas das principais referem a primeira geração de estrelas no Universo e a intensa radiação emitida pela matéria que cai em buracos negros.

“A análise detalhada da radiação tênue emitida pelas duas galáxias mais distantes que encontramos sugere que a primeira geração de estrelas pode ter contribuído para a energia libertada observada,” diz Eros Vanzella do INAF Observatório de Trieste, um membro da equipe de investigação. “Seriam estrelas muito jovens e de grande massa, cerca de cinco mil vezes mais jovens e com cem vezes mais massa do que o Sol. Estas estrelas teriam sido capazes de dissipar o nevoeiro primordial, tornando-o transparente.”

São necessárias medições muito precisas para confirmar ou excluir esta hipótese e mostrar que as estrelas podem produzir esta energia. Para isso precisamos de observações feitas a partir do espaço, ou então do European Extremely Large Telescope planejado pelo ESO, que será o maior olho no céu do mundo, quando estiver operacional no início da próxima década.

Estudar este período precoce da história cósmica é tecnicamente desafiante porque são necessárias observações muito precisas de galáxias extremamente distantes e pouco luminosas, uma tarefa que apenas pode ser levada a cabo pelos telescópios mais potentes. Para este estudo a equipe utilizou o enorme poder coletor dos espelhos de 8.2 metros do VLT para fazer observações espectroscópicas, tendo como alvo galáxias inicialmente identificadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e observadas em imagens profundas do VLT.

Fonte: ESO

5 comentários:

  1. mariomoreiraf@hotmail.com14 de outubro de 2011 às 11:50

    Uma coisa ainda me confunde; tomando como exemplo uma supernova que explode nesse exato momento, a 4 mil anos-luz daqui, significa que esse fenômeno ocorreu, na verdade, há 4 mil anos, naquele local; mas, como se mede a distância, cosmologicamente falando? Como podemos confiar numa vela-padrão? Como podemos diferenciar que uma estrela está mais perto de nós, pela sua real distancia, e nao pelo tamanho e brilho aparentes?

    ResponderExcluir
  2. A distância de um ano-luz corresponde aproximadamente a 9,5 trilhões de quilômetros, é a distância que a luz, com velocidade de 299.792.458 m/s, percorre em um ano. Ela pode ser medida pelo método da paralaxe, e também por espectroscopia que é um método bastante eficiente, porém é preciso estimar o brilho intrínseco das estrelas.

    ResponderExcluir
  3. mariomoreiraf@hotmail.com17 de outubro de 2011 às 21:15

    Tudo bem, entendo o conceito de distâncias astronômicas (ano-luz, UA, parsec). Mas o que ainda minha intuição não consegue entender, é o que me garante que a diferença entre o brilho aparente e o registrado por espectroscopia é aquela mesma. Os métodos indiretos usados para auxiliar na estimativa do brilho intrínseco são baseados em modelos, portanto, estimados apenas, certo? Dessa forma, já que nenhum objeto artificial chegou a alguma estrela, com isso medindo a distancia percorrida, tudo o que sabemos até agora, em relação a distância, são "certezas" baseadas em modelos teóricos; então, no futuro, pode uma "sonda" passar por uma estrela, e descobrir que a dada distancia calculada anteriormente não é aquela.

    ResponderExcluir
  4. Voce comete um grande erro quando se guia pelo brilho dos astros para determinar a que distancia ele está. Isto é influenciado pela poeira cósmica que está presente em todo o espaço. Esta poeira filtra os raios azul e ultravioleta e deixam passar o vermelho e o infravermelho, com faciloidade. Quanto mais distante um brilho está, mais poeira cósmica está a sua frente e mais vermelho ele é visto.
    O espaço não é vazio. Está cheio de poeira, partículas, gases, neutrinos e outros corpusculos alem de magnetismo que interferem na luz. Isto eliminaria a tão discutida energia escura.

    ResponderExcluir
  5. Alberto: os elementos que preenchem este espaço que você indagou, é matéria ordinária. Como você explicaria a expansão acelerada do Universo comprovada pelo último Nobel de Física?, pois no seu blog Olhando o Universo você contradiz tal teoria aceita pela comunidade científica vigente!

    ResponderExcluir