segunda-feira, 30 de julho de 2012

Aglomerado globular M68: diamantes no céu

Se você já olhou para o aglomerado globular Messier 68 (M68) através de um telescópio, você conheceu a vista magnífica que representa.

aglomerado globular M68

© Hubble (aglomerado globular M68)

Mas o telescópio espacial Hubble oferece uma espetacular imagem deste acampamento lotado de estrelas, parecendo diamantes cravejados no espaço. Este belo agrupamento de estrelas vem realizando um tipo de dança estelar durante 10 milhões de anos.

O aglomerado globular M68 está localizado na constelação de Hydra a uma distância de aproximadamente 33.000 anos-luz da Terra, e contém pelo menos 2.000 estrelas que são visíveis, incluindo 250 gigantes e 42 variáveis. Estende-se por 106 anos-luz de diâmetro. Ele foi descoberto por Charles Messier em 1780.
A atração gravitacional mútua entre as numerosas estrelas no aglomerado mantém os membros estelares aglutinados, permitindo que os aglomerados globulares perdurem por muitos bilhões de anos.
Os astrônomos podem medir as idades dos aglomerados globulares, olhando para a luz das suas estrelas constituintes.
Os elementos químicos deixam assinaturas nesta luz, revelando a composição química destas estrelas, geralmente elas contêm menos elementos pesados, como carbono, oxigênio e ferro. No Sol os elementos químicos mais abundantes são: hidrogênio (74,9%) e hélio (23,8%). Todos os metais compõem menos de 2% da massa solar, os mais presentes são: oxigênio (compondo cerca de 1% da massa do Sol), carbono (0,3%), neônio (0,2%), e ferro (0,2%).

Fonte: Universe Today e Cosmo Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário