sexta-feira, 20 de julho de 2012

Uma remanescente de supernova jovem

Na galáxia próxima conhecida como a Pequena Nuvem de Magalhães, uma massiva estrela que explodiu como uma supernova e começou a dissipar o seu interior por meio de espetaculares filamentos coloridos, é vista abaixo.

remanescente de supernova E0102

© Hubble (remanescente de supernova E0102)

A remanescente de supernova, conhecida como EO102, é na verdade a concha azul esverdeada de detritos localizada um pouco abaixo do centro da imagem acima feita pelo telescópio espacial Hubble. Essa delicada estrutura, brilhando em múltiplas tonalidades de púrpura e vermelho amarelada reside na parte superior direita da imagem.

Estimada como tendo somente 2.000 anos de existência, a E0102  é relativamente nova para as escala astronômicas e está apenas começando suas interações com o meio interestelar próximo. As jovens remanescentes de supernovas como a E0102 permitem aos astrônomos examinarem os materiais dos núcleos das estrelas massivas de forma direta. Isso nos dá uma ideia de como as estrelas se formaram, e do enriquecimento químico da região ao redor. Além disso, as jovens remanescentes de supernovas são consideradas uma grande ferramenta para que se possa entender cada vez melhor a física envolvida nas explosões de supernovas.

A Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia anã próxima da nossa Via Láctea. Ela é visível no hemisfério sul da Terra na direção da constelação de Tucana e localiza-se a aproximadamente a 210.000 anos-luz de distância da Terra.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário