segunda-feira, 11 de março de 2013

Nova versão do Cartes du Ciel

Lançada nova versão 3.8 estável do excelente software astronômico Skychart, também denominado Cartes du Ciel. Ele é gratuito e está disponível em 32 e 64 bits para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

cometa

© Cartes du Ciel (cometa)

O software astronômico Cartes du Ciel permite desenhar cartas celestes através de dados de 16 catálogos de estrelas, nebulosas e galáxias; além de mostrar a posição dos planetas, asteroides e cometas. Ele executa a simulação de eclipses e possibilita o controle de telescópios. A partir da versão 3 o simulador celeste apresenta o tamanho da cauda do cometa em relação à proximidade do Sol, conforme imagem acima.

A principal mudança foi no formato do índice de catálogo. Um registro de índice era previamente apontado diretamente para a coordenada RA/DEC. Agora o índice aponta para um registro de catálogo. Isso permitirá processar o movimento de estrelas apropriado para um local correto, em qualquer época.
Isto também ajuda a mostrar o rótulo do objeto e com detalhe completo, mesmo que ele não é visível, com a configuração da tabela atual.
Devido a esta alteração é necessário reinstalar os catálogos adicionais de Estrelas e DSO.
Isto também atualiza os catálogos WDS, gCVS e PGC para a mais recente versão de 2012.
Se você fez sua própria lista com Catgen você pode reconstruir seu catálogo para tirar proveito da mudança, mas o índice de idade ainda funciona como antes.

Bugs corrigidos na versão anterior:

  1.      Fix catálogo Catgen de texto.
  2.      Barra de rolagem mais reativa.
  3.      Correção na simulação de planeta.
  4.      Posição errada na busca do nome de planeta.
  5.      Crash no banco de dados do Observatório.
  6.      Fix Configuração no menu Imagens.
  7.      Fix UTF-8 na localização da imagem.

Eu traduzi o programa para o idioma português, que foi desenvolvido por Patrick Chevalley, e o download pode ser efetuado pelo meu site Cometografia.

Fonte: Cosmo Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário