segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estrela com aumento de brilho repentino

Recentemente, cientistas do Observatório Astrofísico de Buyarakan (Armênia) viram um fenômeno curioso: a estrela WX UMa sofreu um aumento drástico e temporário em seu brilho e calor em questão de poucos minutos.

ilustração da emissão de um flare em estrela

© NASA/Casey Reed (ilustração da emissão de um flare em estrela)

Resultados do monitoramento espectral da queima das estrelas HU Del, CM Dra, WX UMa, e VW Com foram obtidos pelo telescópio de 2,6 m do Observatório Byurakan, durante maio e junho de 2012, com a câmera espectral SCORPIO.

Um flare forte na WX UMa foi gravado durante o período de observação, bem como flares fracos de CM Dra e HU Del, enquanto não foram observadas variações no brilho ou equivalente larguras para VW Com. Durante todos os flares gravados o brilho máximo correspondeu aos valores mínimos das larguras equivalentes das linhas de emissão Hα e Hβ. Finalmente, a aparência do oxigênio neutro [OI] com 6.300 Å, linha espectral com uma intensidade comparável à do [OI] com 5577 Å parece indicar a libertação simultânea da energia da flare em diferentes camadas da cromosfera.

A WX UMa, localizada a 15,6 anos-luz da Terra, é uma estrela de luminosidade relativamente baixa, mas que muda de modo radical durante um curto intervalo de tempo. De acordo com as observações feitas pela equipe, ela passou de cerca de 2.500°C para uma temperatura entre 10.000°C e 32.800°C, e com esse aumento, também ficou 15 vezes mais brilhante. Voltou ao normal em menos de 10 minutos. Esse efeito é tão dramático que a classificação da estrela literalmente muda dentro de poucos segundos. Neste caso, a distribuição de energia no espectro da WX UMa mudou acentuadamente durante o flare, ela temporariamente se transforma em um tipo espectral M6 para B.
Esse fenômeno ocorre devido a turbulências no campo magnético da estrela, causadas por instabilidade em seu plasma. Essas turbulências afetam a superfície e a atmosfera ao redor do objeto espacial, aumentando sua temperatura e brilho.

Fonte: Astrofizika

Nenhum comentário:

Postar um comentário