terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um coração na escuridão

O observatório de raios X Chandra captou a imagem abaixo do jovem aglomerado estelar NGC 346, destacando uma nuvem em forma de coração aquecida a 8 milhões de graus Celsius na região central.

aglomerado estelar NGC 346

© Chandra (aglomerado estelar NGC 346)

Dados coletados de radiotelescópios, ópticos e ultravioletas, sugerem que a nuvem quente, que tem cerca de 100 anos-luz de diâmetro, é a parte remanescente da explosão de uma supernova que aconteceu a milhares de anos atrás.

A progenitora poderia ter sido uma companheira de uma estrela jovem massiva que é responsável pela brilhante fonte de raios X na parte superior central da imagem. Essa estrela jovem, a HD 5980, é uma das mais massivas conhecida, onde está passando por dramáticas erupções observadas durante a última década. Um modelo alternativo para a origem da nuvem quente é que as erupções da HD 5980 ocorridas a muito tempo atrás produziram a nuvem de gás quente, de uma maneira similar ao que acontece com a nuvem de gás observada ao redor da massiva Eta Carinae. Observações futuras serão necessárias para decidir qual dos modelos é o correto. Até lá, a natureza do coração na escuridão continuará misteriosa.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário