sábado, 2 de agosto de 2014

NGC 7023: A Nebulosa da Íris

Estas nuvens de poeira e gás interestelar desabrocharam a 1.300 anos luz de distância nos campos férteis de estrelas na constelação de Cepheus.

NGC 7023

© Jimmy Walker (NGC 7023)

Embora às vezes chamada de Nebulosa da Íris, NGC 7023 não é a única nebulosa no céu que evoca a figura de uma flor. Ainda assim, esta visão telescópica profunda mostra a variedade de cores e simetrias da Nebulosa da Íris em detalhes impressionantes.

Em seu interior o material nebular empoeirado rodeia uma estrela jovem e quente. A cor dominante da brilhante nebulosa de reflexão é azul, característica dos grãos de poeira que refletem a luz das estrelas. Os filamentos centrais das nuvens de poeira brilham com uma fotoluminescência avermelhada porque alguns grãos de poeira convertem efetivamente a radiação ultravioleta invisível da estrela em luz vermelha visível.

Observações em infravermelho indicam que essa nebulosa  pode conter moléculas complexas de carbono conhecidas como Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (PAHs). As belas pétalas azuis da Nebulosa da Iris se estendem por cerca de seis anos-luz.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário