quarta-feira, 18 de março de 2015

As nuvens de Órion, o Caçador

Embalados em poeira cósmica e hidrogênio incandescente, os berçários estelares em Órion, o Caçador, se encontram na borda de nuvens moleculares gigantes.

nuvens de Órion

© Rogelio Bernal Andreo (nuvens de Órion)

Abrangendo cerca de 30 graus, esta vista se estende por toda a constelação, onde a 1.500 anos-luz de distância está a Grande Nebulosa de Órion, que é a grande região de nascimento de estrelas mais próxima, aqui visível logo à direita e abaixo do centro. À sua esquerda estão a Nebulosa Cabeça de Cavalo, M78 e as estrelas do cinturão de Órion. Observando bem a imagem, também encontrará a supergigante vermelha Betelgeuse no ombro do caçador, a azul e brilhante Rigel no seu pé, acima está a Nebulosa Cabeça de Bruxa iluminada por Rigel e a brilhante Nebulosa Lambda Orionis (Meissa) à esquerda, perto da cabeça de Órion.

A Nebulosa de Órion e as estrelas brilhantes são fáceis de se ver a olho nu, mas as nuvens de poeira e de emissões do vasto gás interestelar neste complexo rico em nebulosas são muito fracas e mais difíceis de registrar. Neste mosaico de imagens telescópicas em banda larga, os dados de imagens adicionais adquiridos com um filtro de hidrogênio-alfa em banda estreita foram usados para realçar os tentáculos penetrantes do gás hidrogênio atômico energizado, como no arco gigante conhecido por Loop de Barnard.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário