quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Galáxia do Olho Negro

A grande, brilhante e bela galáxia espiral Messier 64 (M64 ou NGC 4826) é comumente chamada de Galáxia do Olho Negro ou de Galáxia da Bela Adormecida devido a sua aparência exótica.

M64

© Michael Miller/Jimmy Walker (M64)

A galáxia M64 reside a cerca de 17 milhões de anos-luz de distância na constelação boreal de Coma Berenices.

Na verdade, a designação Galáxia do Olho Vermelho pode também ser um apelido apropriado ao analisarmos esta composição colorida. As enormes nuvens de poeira que obscurecem o lado mais próximo da  região central da M64 estão entrelaçadas com o brilho avermelhado revelador da massiva presença do hidrogênio, substância comumente associada as regiões de formação estelar.

Mas estas não são únicas características peculiares desta galáxia. Observações revelam que a M64 é realmente composta de dois sistemas concêntricos em contra-rotação. Enquanto todas as estrelas na M64 giram na mesma direção que o gás interestelar na região central da galáxia, em contrapartida, o gás nas regiões exteriores, que se estende até cerca de 40.000 anos-luz, roda na direção oposta. O olho empoeirado e os sistemas em rotações bizarras são provavelmente consequências da fusão de duas galáxias distintas que perfaz um bilhão de anos de idade.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário