quarta-feira, 24 de junho de 2015

Três luas crescentes de Saturno

Uma lua crescente é algo familiar de se ver no céu da Terra, mas com muitas luas de Saturno, você pode ver três ou mais luas crescentes de uma só vez.

três luas crescentes de Saturno

© NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (três luas crescentes de Saturno)

E foi isso que a sonda Cassini viu. As três luas mostradas na imagem acima: Titã (5.150 quilômetros de diâmetro), Mimas (396 quilômetros de diâmetro) e Reia (1.527 quilômetros de diâmetro) apresentam contrastes marcantes. Titã, a maior lua na imagem, aparece nebulosa pois só é possível ver suas camadas de nuvens. E pelo fato da atmosfera de Titã refratar a luz ao redor da lua, sua forma crescente vai um pouco além do que o próprio tamanho da lua. Reia (no canto superior esquerdo) aparece rugosa devido a sua superfície congelada e totalmente repleta de crateras. E numa inspeção detalhada de Mimas (na parte central inferior), apesar de ser difícil de ver nessa escala, pode-se observar irregularidades devido à sua história violenta.

A imagem foi feita com as câmeras da Cassini apontadas para o hemisfério de Saturno contrário a Titã. O norte de Titã está para cima. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda no dia 25 de Março de 2015.

A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 2 milhões de quilômetros de Titã. A escala da imagem em Titã é de 121 quilômetros por pixel. Mimas estava a 3,1 milhões de quilômetros com uma escala de 18,4 quilômetros por pixel. Reia estava a 3,5 milhões de quilômetros com uma escala de 21,1 quilômetros por pixel.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário