sábado, 8 de agosto de 2015

O duelo entre estrelas de nêutrons e buracos negros na produção de jatos

Uma estrela super densa formada depois da explosão de uma supernova está expelindo poderosos jatos de material no espaço, sugerem pesquisas recentes.

ilustração do sistema binário PSR J1023 0038

© ICRAR (ilustração do sistema binário PSR J1023+0038)

Uma equipe de cientistas na Austrália e na Holanda descobriram poderosos jatos sendo expelidos de uma sistema estelar duplo conhecido como PSR J1023+0038.

Pensava-se anteriormente que os únicos objetos no Universo capazes de formar jatos poderosos eram os buracos negros.

O sistema PSR J1023+0038 contém uma estrela extremamente densa que os astrônomos chamam de estrela de nêutrons, numa órbita próxima com uma estrela normal.

Ela foi identificada primeiro como uma estrela de nêutrons em 2009, mas foi somente quando a equipe de pesquisa observou a estrela com o rádio telescópio Very Large Array nos EUA em 2013 e 2014 que eles perceberam que a estrela estava produzindo jatos mais fortes do que se esperava.

Os astrônomos James Miller-Jones, do International Centre for Radio Astronomy Research (ICRAR), disse que as estrelas de nêutrons podem ser pensadas como cadáveres estelares. “Elas são formadas quando uma estrela massiva esgota todo o seu combustível e vira uma supernova, e as partes centrais da estrela colapsam sobre sua própria gravidade”, disse ele. “Esses objetos tem normalmente entre uma vez e meia a massa do Sol e somente entre 10 a 15 km de diâmetro, de modo que são extremamente densas”.

O astrônomo do ASTRON, Adam Deller, que é líder da pesquisa, disse que as estrelas de nêutrons e os buracos negros são algumas vezes encontrados em órbitas próximas a estrelas companheiras.

“O gás pode então fluir da estrela companheira para a estrela de nêutrons ou para o buraco negro, produzindo visões espetaculares quando parte desse material é expelido em poderosos jatos a uma velocidade próxima da velocidade da luz”, disse ele.

“Do que nós temos visto anteriormente, os buracos negros eram anteriormente considerados como reis soberanos na formação de jatos poderosos, mesmo quando eles eram somente alimentados por uma pequena quantidade de material de sua estrela companheira”.

“Em comparação, as estrelas de nêutrons parecem gerar jatos relativamente insignificantes, que só se tornam brilhantes o suficiente para serem observados quando a estrela de nêutrons  obtém gás de sua estrela companheira numa taxa muito alta.

O Dr. Deller disse que quando a equipe observou o sistema PSR J1023+0038 estava somente consumindo um pouco de material e deveria estar produzindo um jato fraco. Mas nossas observações sugerem que esses jatos são quase tão fortes como aqueles observados em buracos negros”, disse ele.

O Dr. Miller-Jones disse que o sistema PSR J1023+0038 é uma estrela de nêutrons transicional, gastando anos sendo energizada principalmente pela rotação da estrela de nêutrons, mas ocasionalmente se transformando num estado ativo, quando ela se torna muito mais brilhante.

“Dois outros sistemas transicionais são agora conhecidos e ambos têm apresentado poderosos jatos”, disse ele.

“Isso está colocando as estrelas de nêutrons numa nova luz e mostrando que de fato elas podem lançar jatos que rivalizam com aqueles emitidos de buracos negros”.

Um artigo intitulado “Radio Imaging Observations of PSR J1023+0038 in an LMXB State” foi publicado no periódico The Astrophysical Journal.

Fonte: International Centre for Radio Astronomy Research

Nenhum comentário:

Postar um comentário