sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os gases, a poeira e as estrelas da Nebulosa do Pelicano

A Nebulosa do Pelicano, cuja designação oficial é IC 5070, tem sido lentamente transformada por diversos processos.

Nebulosa do Pelicano

© Roberto Colombari (Nebulosa do Pelicano)

A nebulosa IC 5070 está dividida a partir da grande Nebulosa da América do Norte por uma nuvem molecular repleta de poeira cósmica enegrecida. Entretanto, a Nebulosa do Pelicano é muito estudada porque se trata de uma mistura particularmente ativa de formação estelar e nuvens de gás em evolução.

A imagem em destaque foi produzida em três cores especificas a partir da radiação emitida pelos elementos: enxofre, hidrogênio e oxigênio, os quais nos ajudam a melhor compreender as interações que ocorrem em sua estrutura.

A radiação emanada pelas estrelas jovens e energéticas está transformando lentamente, esquentando o frio gás interestelar, avançando a fronteira entre ambos, conhecida como frente de ionização, visível em laranja brilhante à direita da imagem.

Especificamente, densos tentáculos de gás frio ainda persistem. Milhões de anos a partir de agora, esta nebulosa não será conhecida como o Pelicano, uma vez que o balanço e o posicionamento das estrelas e do gás certamente produzirão algo que parecerá completamente diferente.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário