segunda-feira, 13 de junho de 2016

Chandra vê eclipse notável de buraco negro

Observações efetuadas pelo observatório de raios X Chandra da galáxia NGC 1365 captou um eclipse notável do buraco negro supermassivo em seu centro.

NGC 1365

© Chandra/VLT (NGC 1365)

Uma densa nuvem de gás passou na frente do buraco negro, que bloqueou os raios X de alta energia próximo ao material do buraco negro. Este alinhamento acidental permitiu aos astrônomos medir o tamanho do disco de material ao redor do buraco negro, uma estrutura relativamente pequena em escalas galácticas. A imagem do Chandra (representada na inserção) contém uma fonte de raios X brilhante no meio, o que revela a posição do buraco negro. Uma visão óptica da galáxia foi efetuada pelo Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) mostrando o contexto dos dados do Chandra.

A NGC 1365 contém um núcleo galáctico ativo (AGN). Os cientistas acreditam que o buraco negro no centro do AGN é abastecido por um fluxo constante de material, presumivelmente sob a forma de um disco. Material prestes a cair no buraco negro deve ser aquecido a milhões de graus antes de passar ao longo do horizonte de eventos, um local de não retorno. O processo faz com que o disco de gás ao redor do buraco negro central na NGC 1365 produza raios X abundantes, mas a estrutura é muito pequena para ter resolução diretamente com um telescópio. No entanto, os astrônomos foram capazes de medir o tamanho do disco, observando o tempo que levou o buraco negro para entrar e sair do eclipse. Isto foi revelado durante uma série de observações da NGC 1365 obtidas de dois em dois dias ao longo de um período de duas semanas em Abril de 2006. Durante cinco das observações, os raios X de alta energia a partir da fonte de raios X central eram visíveis, mas durante o eclipse não eram.

Fonte: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário