terça-feira, 22 de novembro de 2016

Hubble espia a galáxia NGC 3274

Esta imagem da galáxia espiral NGC 3274 é cortesia da câmera de campo largo 3 (WFC3) do telescópio espacial de Hubble da NASA/ESA.

NGC 3274

© Hubble/D. Calzetti (NGC 3274)

A visão obtida pela WFC3 do Hubble se espalha da luz ultravioleta até o infravermelho próximo, permitindo que os astrônomos estudem uma ampla gama de alvos, desde a formação de estrelas próximas até as galáxias nas regiões mais remotas do cosmos.

Esta imagem particular combina observações recolhidas em cinco filtros diferentes, juntando a luz ultravioleta, visível, e infravermelha para mostrar a NGC 3274 com todo seu resplendor celeste. Os dados de imagens que o Hubble envia de volta à Terra são favoráveis, pois aproveita-se a localização do telescópio no espaço acima da atmosfera do nosso planeta para eliminar eventuais distorções. A WFC3 retorna imagens nítidas e detalhadas continuamente.

A NGC 3274 é uma galáxia relativamente fraca localizada a mais de 20 milhões de anos-luz de distância na constelação de Leão. A galáxia foi descoberta por Wilhelm Herschel em 1783. A galáxia PGC 213714 também é visível na parte superior direita da moldura, localizada muito mais longe da Terra.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário