quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A galáxia Cartwheel vista pelo Hubble

Para alguns, essa galáxia peculiar parece uma roda de um carroça. De fato, por causa de sua aparência oval externa, a presença de uma galáxia central e sua conexão com o que parece ser os raios de uma roda, o objeto à direita da imagem é conhecido como a galáxia lenticular Cartwheel.

Galáxia Cartwheel

© Hubble (Galáxia Cartwheel)

Para outros, no entanto, parece uma complicada interação entre galáxias aguardando melhores explicações. Juntamente com as duas galáxias à esquerda, a Galáxia Cartwheel, também conhecida por Galáxia Roda de Carro ou ESO 350-40, faz parte de um grupo de galáxias que reside a cerca de 400 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do Escultor (Sculptor).

A grande borda da galáxia se estende por mais de 100.000 anos-luz e é composta de berçários estelares cheios de estrelas extremamente brilhantes e massivas. Conforme retratado na imagem acima, vista pelo telescópio espacial Hubble, a forma anelar da Galáxia Cartwheel é o resultado da ruptura gravitacional causada por uma galáxia menor que passou através da maior, comprimindo o gás interestelar e a poeira cósmica e desencadeando uma onda de surtos de formação de estrelas que se move para fora como uma ondulação através da superfície de um lago.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário