quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Os filamentos emaranhados se entrelaçam pela estranheza cósmica

Novas observações do telescópio espacial Hubble da NASA/ESA revelaram detalhadamente a intrincada estrutura da galáxia NGC 4696.

NGC 4696 

© Hubble (NGC 4696)

A galáxia elíptica é uma bela estranheza cósmica com um núcleo brilhante envolto em um sistema de filamentos escuros e entrelaçados.

A NGC 4696 é um membro do aglomerado de galáxias Centaurus, um aglomerado de centenas de galáxias todas juntas, unidas pela gravidade, a cerca de 150 milhões de anos-luz da Terra e localizados na constelação de Centaurus.

Apesar do tamanho do aglomerado, a NGC 4696 ainda consegue se destacar de suas companheiras, é a galáxia mais brilhante do aglomerado, conhecido por razões óbvias como a Brightest Cluster Galaxy (BCG). Isso a coloca na mesma categoria que algumas das maiores e mais brilhantes galáxias conhecidas no Universo.

A impressionante galáxia NGC 4696 possui uma estrutura única. Observações anteriores revelaram filamentos enrolados que se estendem para fora de seu corpo principal e esculpem um ponto de interrogação cósmica no céu, as gavinhas escuras que cercam um brilhante e incandescente centro.

Uma equipe internacional de cientistas, liderada por astrônomos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, usou agora novas observações do telescópio espacial Hubble para explorar esta estrutura em forma de rosca em mais detalhes. Eles descobriram que cada um dos filamentos empoeirados tem uma largura de cerca de 200 anos-luz, e uma densidade cerca de 10 vezes maior do que o gás circundante. Estes filamentos tricotados estão juntos e espiralados para dentro em direção ao centro da NGC 4696, conectando o gás constituinte da galáxia no seu núcleo.

Na verdade, parece que o núcleo da galáxia é realmente responsável pela forma e posicionamento dos próprios filamentos. No centro da NGC 4696 espreita um buraco negro supermassivo ativo. Isso inunda as regiões internas da galáxia com energia, aquecendo o gás lá e enviando fluxos de material aquecido para fora.

Parece que esses fluxos da bolha de gás quente são lançados para fora, arrastando o material filamentoso juntamente com eles. O campo magnético da galáxia também é varrido com este movimento borbulhante, restringindo e esculpindo o material dentro dos filamentos.

No centro da galáxia, os filamentos se enrolam e se curvam para dentro em uma forma espiral intrigante, girando em torno do buraco negro supermassivo a uma distância tal que eles são arrastados e eventualmente consumidos pelo próprio buraco negro.

Entender mais sobre as galáxias filamentosas, como a NGC 4696, pode nos ajudar a entender melhor por que tantas galáxias massivas próximas a nós no Universo parecem estar mortas; ao invés de formar estrelas recém-nascidas a partir de suas vastas reservas de gás e poeira, elas se acomodam quietamente, e são principalmente povoadas com estrelas antigas e envelhecidas. Isso ocorre com a NGC 4696. Pode ser que a estrutura magnética fluindo em toda a galáxia impede o gás de criar novas estrelas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário