quinta-feira, 15 de junho de 2017

Descobertas 23 novas chuvas de meteoros

No último dia 5 de junho, a IAU (International Astronomical Union) publicou em seu site oficial, uma atualização da lista de chuva de meteoros. A boa notícia é que mais 23 novos radiantes de chuvas de meteoros, enviados pela BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), compuseram esta atualização.

o brilho de uma aurora e o clarão de um meteoro

© Bjørnar G. Hansen (o brilho de uma aurora e o clarão de um meteoro)

Agora, os radiantes descobertos da BRAMON, já somam 25. Veja descoberta anterior em: Descobertos dois novos radiantes nos céus austrais.

Estes 23 novos radiantes foram descobertos utilizando-se um novo processo de busca. Para os dois primeiros radiantes, Epsilon Gruids e August Caelids, todas as etapas de busca, testes e validação, foram realizados de forma manual; isto é, alguns cálculos eram efetuados à mão e uma ou outra parte era feita em planilhas eletrônicas. Era um método totalmente válido e seguro. Infelizmente, consumia muito tempo para os testes e exigia que a base de dados fosse fracionada a fim de facilitar o processo.

A condução das primeiras descobertas havia ficado dividida entre Carlos Di Pietro (SP), Lauriston Trindade (CE) e Marcelo Zurita (PB). E foi nítida a percepção que tiveram de que, o processo manual de cálculos era pouco produtivo. Neste momento começa a surgir a participação de Leonardo Amaral (SP), que a partir do início do entendimento dos aspectos físicos que compunham as órbitas dos meteoros, começa a desenvolver uma aplicação para automatizar os cálculos.

Todas as as buscas estão amparadas pela metodologia de similaridade orbital. Então, foi criada uma aplicação que pudesse agrupar os meteoros dentro de margens de similaridade. Surgia o Encontreitor.

Com a implementação de novas funcionalidades, o Encontreitor passou de um simples buscador de agrupamentos para uma suíte completa. Assim, todo o fluxo da busca, identificação, testes de similaridade, comparação com chuvas já existentes e busca por corpos parentais poderiam ser integrados, agilizando o processamento.

A BRAMON figura como uma importante rede de monitoramento de meteoros mantendo sua base de dados aberta e em parceria com outras grandes redes de monitoramento pelo mundo. Artigos já publicados pela EDMOND (European viDeo MeteOr Network Database) citam  a BRAMON como parceira e com meteoros de sua base integrando pesquisas.

Para se ter uma ideia, a base da BRAMON para a busca inicial de novos radiantes possuía algo em torno de 4.200 órbitas de meteoros. Hoje, a BRAMON consegue processar centenas de milhares de órbitas, com extrema rapidez, eficiência e qualidade. Devolvendo alta produtividade e segurança.

A chuva de meteoros de maior destaque acontece todos os anos próximo do dia 16 de novembro, e tem seu radiante, ou seja, o ponto no céu de onde parecem emanar os meteoros, na constelação austral da Baleia, cujo radiante foi denominado Cetídeos de Novembro. Para descobrir o radiante, a BRAMON contou com o registro de 55 meteoros, distribuídos em quatro anos de observações. No caso dos Cetídeos de Novembro, as partículas que formam a chuva são dos asteroides 2016 BE1 e 2014 DS22, evidenciadas através dos testes de similaridade orbital.

Confira a lista completa dos 23 novos radiantes e seus dias de pico pode ser vista a seguir.

Nome do radiante Data máxima
Canun Venaticídeos de Janeiro 25 de janeiro
Leonídeos de Fevereiro 18 de fevereiro
Canun Venaticídeos de Fevereiro 21 de fevereiro
phi Ofiucídeos 11 de maio
Sagitarídeos de Junho 3 de junho
lambda Sagitarídeos 4 de junho
gamma Escultorídeos 17 de junho
Cetídeos de Junho 19 de junho
delta2 Gruídeos 22 de junho
Aquarídeos de Junho 23 de junho
Cetídeos de Julho 12 de julho
42 Piscídeos 8 de agosto
Ursae Majorídeos de Agosto 28 de agosto
sigma Perseidas 25 de setembro
Cetídeos de Outubro 30 de setembro
Taurídeos de Outubro 5 de outrubro
lambda Capricornídeos 15 de outrubro
Aurigídeos de Outubro 18 de outrubro
Camelopardalídeos Noturnos 26 de outrubro
phi Capricornídeos 9 de novembro
alpha Aurigídeos de Novembro 13 de novembro
Cetídeos de Novembro 15 de novembro
rho Pupídeos de Dezembro 3 de dezembro

Fonte: BRAMON

Nenhum comentário:

Postar um comentário