segunda-feira, 12 de junho de 2017

IC 418: a Nebulosa do Espirógrafo

O que está criando a estranha textura da IC418?

IC 418

© Hubble (IC 418)

Apelidada de Nebulosa do Espirógrafo devido à sua semelhança com os desenhos de um instrumento de desenho cíclico, a nebulosa planetária IC 418 mostra padrões que não são bem compreendidos. Talvez estejam relacionados aos ventos caóticos da estrela central variável, cujo brilho muda imprevisivelmente em apenas algumas horas.

Por outro lado, evidências mostram que há apenas alguns milhões de anos, a IC 418 provavelmente era uma estrela bem compreendida, semelhante ao nosso Sol. Há apenas alguns milhares de anos, a IC 418 provavelmente era uma estrela gigante vermelha comum. Porém, desde que acabou seu combustível nuclear, o invólucro externo começou a se expandir, deixando um núcleo quente remanescente destinado a tornar-se uma estrela anã branca, visível no centro da imagem.

A luz do núcleo central excita os átomos circundantes da nebulosa, causando o seu brilho. A IC 418 encontra-se a cerca de 2.000 anos-luz de distância e estende-se por 0,3 anos-luz. O remanente estelar que atualmente é o núcleo da estrela emite radiação ultravioleta provocando a fluorescência do gás que o rodeia. Esta imagem em falsas cores tirada pelo telescópio espacial Hubble revela os detalhes incomuns. A imagem da nebulosa permite diferenciar a emissão de nitrogênio ionizado (o gás mais afastado do núcleo e o menos quente), a emissão de hidrogênio (na parte intermédia), e a emissão de oxigênio ionizado (o gás mais quente e o mais próximo do núcleo).

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário