sábado, 22 de julho de 2017

A Nebulosa Gabriela Mistral

O NGC 3324 é um aglomerado aberto na constelação Carina, localizada a noroeste da Nebulosa de Carina (NGC 3372) a uma distância de 7.560 anos-luz da Terra.

Nebulosa Gabriela Mistral

© iTelescope – Portugal/Ruben Barbosa (Nebulosa Gabriela Mistral)

O NGC 3324, foi catalogado por James Dunlop em 1826, e está intimamente associado à nebulosa de emissão IC 2599, também conhecida como Gum 31. Os dois são muitas vezes confundidos como um único objeto, e juntos são conhecidos por Nebulosa Gabriela Mistral devido à sua semelhança com a poetisa chilena Gabriela Mistral, pseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.

O gás e a poeira existentes nesta região originaram uma explosão de nascimento de estrelas extremamente massivas e quentes, e a radiação ultravioleta emitida por estas estrelas provoca o brilho no gás que observamos atualmente. As manchas escuras na imagem são regiões onde a poeira bloqueia a luz do gás brilhante de fundo.

Mais à direita, podemos observar NGC 3293, um aglomerado aberto composto por mais de 100 estrelas (mais brilhantes que a 14ª magnitude), sendo que as mais brilhantes são supergigantes azuis (magnitude aparente 6,5 e 6,7) e uma supergigante vermelhe pulsante V361 Carinae (magnitude 7).

Veja mais detalhes em: Um bolsão de formação estelar.

Fonte: AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário