segunda-feira, 10 de julho de 2017

Estrelas escapando da Via Láctea

Em 2013, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou a sonda espacial Gaia. Como sucessor da missão Hipparcos, este observatório espacial passou os últimos três anos e meio reunindo dados sobre o cosmos.

ilustração de uma estrela hiperveloz escapando da Via Láctea

© NASA (ilustração de uma estrela hiperveloz escapando da Via Láctea)

Antes de se retirar em algum momento no próximo ano (embora a missão possa ser estendida), esta informação será usada para construir o maior e mais preciso mapa 3D astronômico já criado (O mapa de bilhões de estrelas sugere um tesouro vindouro).

Ao estudar o cosmos, a Gaia também revelou algumas coisas muito interessantes ao longo do caminho. Por exemplo, depois de examinar o catálogo Gaia com uma rede neural artificial especialmente concebida, uma equipe de pesquisadores europeus recentemente detectou seis novas estrelas hipervelozes na Via Láctea. E uma destas estrelas está se movendo tão rápido que pode eventualmente deixar nossa galáxia.

Este estudo foi apresentado no final do mês passado na Semana Europeia de Astronomia e Ciências Espaciais, que foi realizado de 26 de junho a 30 de junho em Praga, República Tcheca.

As estrelas hipervelozes são objetos raros e fascinantes. Enquanto todas as estrelas da Via Láctea estão em constante movimento, orbitando em torno do centro da nossa galáxia, algumas são aceleradas a velocidades de até centenas de quilômetros por segundo. No passado, os astrônomos deduziram que estas estrelas em rápido movimento são o resultado de um encontro estelar próximo ou uma explosão de supernova de uma companheira estelar.

E um pouco mais de uma década atrás, os astrônomos tomaram consciência de uma nova classe de estrelas de alta velocidade que se acredita terem sido aceleradas a partir de interações passadas com o buraco negro supermassivo (Sagittarius A*) que fica no centro da nossa galáxia. Estas estrelas são extremamente importantes para o estudo da estrutura geral da Via Láctea, pois são indicativos dos tipos de eventos e forças que moldaram sua história.

"Estas são estrelas que viajaram grandes distâncias através da Galáxia, mas podem ser rastreadas até o seu núcleo, uma área tão densa e obscurecida pelo gás e poeira interestelar que normalmente é muito difícil de ser observado, fornecendo informações cruciais sobre o campo gravitacional da Via Láctea do centro até os arredores," disse Elena Maria Rossi, da Universidade de Leiden na Holanda.

Encontrar estas estrelas não é uma tarefa fácil, principalmente porque sua velocidade torna extremamente difícil detectá-las no vasto e cheio disco da Via Láctea. Como resultado, os cientistas procuraram estrelas jovens e massivas (2,5 a 4 massas solares) na antiga população estelar da Galáxia. Basicamente, suas idades jovens e massas altas são indícios de que elas não podem ter se originado lá.

Combinado com as medidas de suas velocidades anteriores e trajetórias, este método confirmou a existência de estrelas hipervelozes no passado. No entanto, apenas 20 estrelas hipervelozes foram vistas até agora, e todas elas eram jovens e massivas. Acredita-se que muitas outras estrelas de outras idades e massas também estão sendo aceleradas através da Via Láctea, mas não foram anteriormente identificá-las.

Além de um mapa com as posições de mais de um bilhão de estrelas, este primeiro lançamento de dados incluiu um catálogo menor com distâncias e movimentos para dois milhões de estrelas. Este catálogo conhecido como a Tycho-Gaia Astrometric Solution (TGAS) combinou dados do primeiro ano da missão Gaia com dados da missão Hipparcos.

A equipe examinou 80 destas estrelas mais detalhadamente e comparou as informações sobre seus movimentos com dados de outros catálogos. Finalmente foram encontradas seis estrelas que pareciam estar se movendo mais rápido que 360 ​​km/s. Uma parecia ser superior a 500 km/s, o que significa que não está mais vinculada pela gravidade da Via Láctea e acabará por deixá-la completamente.

Mas talvez o único aspecto significativo desta descoberta seja o fato destas estrelas não serem particularmente massivas como as 20 anteriores que haviam sido descobertas e eram comparáveis ​​em massa ao nosso Sol. Além disso, as 5 estrelas mais lentas provavelmente se tornarão um ponto focal de estudo, já que os cientistas estão ansiosos para determinar o que as desacelerou. Uma possível explicação é que a interação com a matéria escura da galáxia pode ter sido responsável.

A equipe está atualizando seu programa para lidar com o conjunto de dados muito maior, que está programado para ser lançado em abril de 2018. Este catálogo incluirá distância e movimentos para mais de um bilhão de estrelas, bem como velocidades para um subconjunto específico. Com isso, a equipe pode achar estrelas hipervelozes que estão sendo evadidas da Via Láctea são muito mais comuns do que se pensava anteriormente.

O estudo foi recentemente publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Universe Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário