sexta-feira, 28 de julho de 2017

Primeiro avistamento de uma exolua?

Uma equipe liderada por David Kipping da Columbia University detectou o que poderia ser a primeira evidência de um exolua.

ilustração de uma exolua e seu exoplaneta

© Science Photo Library (ilustração de uma exolua e seu exoplaneta)

Uma exolua é uma lua em órbita em um exoplaneta. Muitas luas foram encontradas em nosso Sistema Solar e muitos planetas fora dele, mas até à data, ninguém captou a evidência de uma lua em órbita de um destes exoplanetas. Isso pode mudar, já que a equipe que estuda dados do telescópio espacial Kepler acredita que eles encontraram uma forte evidência de uma lua que gira em torno de um exoplaneta que está orbitando em uma estrela chamada Kepler-1625.

Os exoplanetas são encontrados observando o escurecimento das estrelas que ocorre quando um planeta passa entre a Terra e a estrela, o método de trânsito. Uma lua seria encontrada aproximadamente do mesmo modo, procurando por escurecimento que ocorre na luz refletida de um planeta causada pelo trânsito de uma lua. Kipping e sua equipe relatam que gravaram três escurecimetos do planeta. A descoberta possui uma confiança estatística ligeiramente acima de 4 sigma, mas existe a possibilidade de que o escurecimento tenha outra causa. O sistema estelar está a aproximadamente 4.000 anos-luz de distância, o que significa que a luz do planeta é extremamente fraca. A escassez de análogos galileanos em torno de planetas quentes coloca a primeira forte restrição nos modelos de formação de exoluas até à data.

A equipe espera que seus achados sejam verificados por dados do telescópio espacial Hubble, que oferece dados muito melhores, em algum momento no futuro próximo. Mas enquanto os pesquisadores esperam, eles já estão desenvolvendo teorias sobre a exolua; se ela realmente existe, então teria que ser muito maior que a nossa Lua para detectá-lo, talvez tão grande como Netuno. Isso significaria que o planeta que está orbitando também é bastante grande, provavelmente tão grande quanto Júpiter. Se for este o caso, seu tamanho sugere que provavelmente se formou depois das luas em nosso Sistema Solar. Ela também seria a primeira e a maior lua já observada.

Fonte: Columbia University

Nenhum comentário:

Postar um comentário