quinta-feira, 27 de julho de 2017

Um trio em Sagitário

Estas três nebulosas brilhantes são frequentemente apresentadas em explorações telescópicas da constelação de Sagittarius e os campos repletos de estrelas da Via Láctea central.

M8, M20 e NGC 6559

© Josep Drudis (M8, M20 e NGC 6559)

De fato, o explorador cósmico do século XVIII Charles Messier catalogou duas delas: M8, a nebulosa grande acima e esquerda do centro, e a nebulosa colorida M20 perto da parte inferior da imagem. A terceira região de emissão inclui a NGC 6559, à direita da M8 e separada da nebulosa maior por uma faixa de poeira escura.

Todas as três são viveiros estelares a cerca de cinco mil anos-luz de distância. Mais de uma centena de anos-luz em toda a extensão da M8, também é conhecida como Nebulosa da Lagoa. O apelido popular da M20 é Nebulosa Trífida. O gás hidrogênio incandescente cria a cor vermelha dominante das nebulosas de emissão.

Em contraste impressionante, os tons azuis na Nebulosa Trífida são devidos à luz refletida pela poeira. O panorama composto colorido foi gravado com dois telescópios diferentes para captar uma imagem de campo largo da área e visualizações individuais próximas com maior resolução.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário