sexta-feira, 25 de agosto de 2017

As nebulosas da Águia e do Cisne

As nebulosas da Águia e do Cisne abrangem esta ampla paisagem celeste registrada através de uma visão telescópica em direção ao braço espiral de Sagitário e o centro da Via Láctea.

M16 e M17

© Josep Drudis (M16 e M17)

A Águia, também conhecida como M16 aparece na parte esquerda da imagem, e a M17, o Cisne, na parte direita da imagem que mostra as nuvens cósmicas como regiões mais brilhantes de ativa formação de estrelas. Elas localizam-se ao longo do braço espiral coberto com a característica emissão avermelhada do gás atômico de hidrogênio e as nebulosas escuras e empoeiradas.

A M17, também chamada de Nebulosa Ômega, localiza-se a cerca de 5.500 anos-luz de distância da Terra, enquanto que a M16 localiza-se a cerca de 6.500 anos-luz de distância da Terra. O centro de ambas as nebulosas são locais bem conhecidos de formação de estrelas e já foram registrados em detalhe pelo telescópio espacial Hubble.

O mosaico acima se estende por cerca de 3 graus no céu, dados de imagens de alta resolução obtidos com filtros de banda estreita foram usados para realçar a região central de ambas as nebulosas. As asas da Nebulosa da Águia se estendem por quase 120 anos-luz. O Cisne tem mais de 30 anos-luz de diâmetro.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário