segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Supernovas misteriosas

Como fogos de artifício que iluminam o céu na véspera de Ano Novo, os majestosos braços espirais da NGC 5559 estão acesos com novas estrelas nascendo.

NGC 5559

© Hubble (NGC 5559)

A NGC 5559 é uma galáxia espiral, com braços espirais repletos de gás e poeira varrendo em torno da protuberância galáctica brilhante. Estes braços são um ambiente rico para a formação de estrelas, pontilhada com uma série festiva de cores, incluindo as estrelas azuis brilhantes recém-nascidas como resultado de suas temperaturas imensamente altas.

A NGC 5559 foi descoberta pelo astrônomo William Herschel em 1785 e está localizada a aproximadamente 240 milhões de anos-luz de distância na constelação austral de Boötes (O Pastor).

Em 2001, uma supernova rica em cálcio chamada SN 2001co foi observada na NGC 5559. As supernovas ricas em cálcio são descritas como "rápidas e fracas", pois são menos luminosas do que outros tipos de supernovas e também evoluem mais rapidamente, para revelar espectros dominados por fortes linhas de cálcio. A supernova SN 2001co surgiu dentro do disco da NGC 5559 perto das regiões formadoras de estrelas, mas as supernovas ricas em cálcio são frequentemente observadas longe da galáxia mais próxima, levantando dúvidas sobre suas progenitoras.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário