quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A galáxia anã Kiso 5639

Esta imagem realizada pelo telescópio espacial Hubble mostra a galáxia anã Kiso 5639, onde está acontecendo uma grande formação de estrelas.

galáxia anã Kiso 5639

© Hubble (galáxia anã Kiso 5639)

A Kiso 5639 tem uma forma parecida com uma panqueca, mas como está inclinada em relação à Terra, ela lembra um foguete, com uma ponta brilhante e uma longa cauda. Sua aparência faz com que ela seja classificada como sendo uma galáxia do tipo um girino.

A parte que lembra a cabeça brilha devido ao hidrogênio, iluminado pela explosão de novas estrelas. A massa destas jovens estrelas é de cerca de 1 milhão de vezes a massa do Sol. As estrelas estão agrupadas em grandes aglomerados que se formaram a menos de um milhão de anos atrás.

As estrelas consistem principalmente de hidrogênio e hélio, mas produzem também elementos mais pesados como oxigênio e carbono. Quando as estrelas morrem, elas lançam estes elementos mais pesados para o espaço e enriquecem o gás circundante. Na Kiso 5639, o gás brilhante na cabeça da galáxia é mais deficiente em elementos pesados, do que o resto da galáxia. Os astrônomos acreditam que o último evento de formação de estrelas, aconteceu quando a galáxia capturou gás primordial de seus arredores.

As cavidades no gás existem devido à numerosas detonações de supernovas, que acontecem como explosões de fogos de artifício no céu, cavando buracos no gás superaquecido.

A cauda alongada com brilhantes estrelas azuis, vista na imagem se esticando para longe da cabeça da galáxia, contém no mínimo 4 distintas regiões de formação de estrelas. Estas estrelas parecem ser mais velhas do que a região de formação de estrelas na cabeça da galáxia.

Os filamentos compostos de gás e de algumas estrelas se estendem também a partir do corpo principal deste girino cósmico.

A Kiso 5639 está localizada a aproximadamente 82 milhões de anos-luz de distância da Terra, e só a cabeça da galáxia tem cerca de 2.700 anos-luz de diâmetro.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário