segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Uma beleza solitária

A magnífica galáxia espiral NGC 3344 foi captada pelo telescópio espacial Hubble, permitindo aos astrônomos um olhar detalhado sobre sua estrutura intrincada e elegante.

NGC 3344

© Hubble (NGC 3344)

As galáxias espirais são algumas das vistas mais espetaculares do céu, mas para um observador elas não parecem todas iguais. Algumas são vistas de perfil, dando aos astrônomos uma excelente ideia da estrutura vertical da galáxia; outras são vistas em um ângulo, fornecendo uma dica do tamanho e estrutura dos braços espirais; enquanto outras são vistas de frente, mostrando seus braços e núcleo brilhante com toda sua plenitude.

A galáxia NGC 3344 está a aproximadamente 20 milhões de anos-luz de distância na constelação de Leo Minor. Ela possui metade do tamanho da Via Láctea, e é classificada como uma galáxia espiral fracamente barrada. A barra central é apenas visível nesta imagem, tomada com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble: uma faixa alongada de estrelas, que atravessa o núcleo da galáxia. Os astrônomos estimam que dois terços de todas as galáxias espirais são do tipo barradas, incluindo nossa própria Via Láctea.

A capacidade do Hubble de observar objetos celestiais em diferentes comprimentos de onda nos permite ver mais do que apenas os braços em espiral varrendo vagamente ao redor do centro. Esta imagem é uma composição de imagens tiradas através de diferentes filtros, que vão do ultravioleta próximo, ao óptico e ao infravermelho próximo. Juntos, eles mostram uma imagem mais completa da galáxia do que o olho humano sozinho poderia ver.

Os braços espirais que se arremessam são o local de nascimento de estrelas novas, cujas altas temperaturas tornam-se brilhantes,sendo facilmente identificáveis ​​nesta imagem. Nuvens de poeira e gás distribuídos através dos braços espirais - vermelho incandescente nesta imagem - são reservatórios de material para mais estrelas. As brilhantes estrelas semelhantes a joias à esquerda da imagem, no entanto, estão muito mais próximas da Terra, elas pertencem à nossa própria galáxia.

Embora sua orientação frontal revele muito sobre a estrutura detalhada da NGC 3344, esta galáxia ainda é enigmática; os astrônomos notaram que algumas de suas estrelas externas estão se movendo de uma maneira estranha. Muitas vezes, a alta concentração de estrelas no centro de uma galáxia pode afetar os movimentos das estrelas externas, mas isso não parece ser o caso no NGC 3344. Os astrônomos suspeitam que estas estrelas exteriores que se comportam estranhamente podem ter sido capturadas de outra galáxia, depois de um encontro próximo que aconteceu há muito tempo.

A localização da NGC 3344 também é intrigante. Nossa galáxia é parte do Grupo Local, que é composto por aproximadamente 40 outras galáxias, sendo a Galáxia Andraômeda o maior membro. Mas a NGC 3344 não faz parte de um grupo galáctico local como a Via Láctea. Na verdade, faz parte do Superaglomerado Virgo, uma coleção gigantesca de vários milhares de galáxias.

Mas destaca-se destas milhares de galáxias por causa da sua beleza, evidenciando a elegância do Universo.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário