segunda-feira, 9 de abril de 2018

Um aglomerado de galáxias colossal

A imagem abaixo do telescópio espacial Hubble mostra um enorme aglomerado de galáxias brilhando na escuridão.

A colossal cluster

© Hubble (PLCK_G308.3-20.2)

Apesar de sua beleza, este aglomerado de galáxias possui o nome distintamente incomum de PLCK_G308.3-20.2.

Os aglomerados de galáxias podem conter milhares de galáxias, todas mantidas juntas pela força da gravidade. Em um momento no tempo eles foram considerados as maiores estruturas do Universo, até que foram usurpados na década de 1980 pela descoberta dos superaglomerados, que normalmente contêm dezenas de aglomerados de galáxias e grupos e abrangem centenas de milhões de anos-luz.

No entanto, os superaglomerados não são mantidos juntos pela gravidade, então os aglomerados de galáxias ainda mantêm o título das maiores estruturas do Universo ligadas pela gravidade.

Uma das características mais interessantes dos aglomerados de galáxias é o material que permeia o espaço entre as galáxias constituintes: o meio interaglomerado (ICM). Altas temperaturas são criadas nestes espaços por estruturas menores formadas dentro do aglomerado de galáxias. Isso resulta no ICM sendo composto de plasma, matéria comum em um estado superaquecido. A maior parte da matéria luminosa no aglomerado de galáxias reside no ICM, que é muito luminoso em raios X.

Contudo, a maioria da massa em um aglomerado de galáxias existe na forma não luminosa de matéria escura. Ao contrário do plasma, a matéria escura não é feita a partir de matéria ordinária, como prótons, nêutrons e elétrons. É uma substância hipotética que acredita-se ser mais abundante que a matéria comum do Universo, mas nunca foi diretamente observada.

Esta imagem foi obtida pela Advanced Camera for Surveys e Wide-Field Camera 3 do Hubble como parte de um programa de observação chamado RELICS (Reionization Lensing Cluster Survey). A Relics analisou 41 aglomerados de galáxias com o objetivo de encontrar as galáxias mais distantes para serem estudadas peloo próximo telescópio espacial James Webb (JWST).

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário